Peterson Sitônio - Designer Gráfico | Contra-Egum
15865
page-template-default,page,page-id-15865,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-5.8,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.4,vc_responsive

Contra-Egum

O contra-egum compõe-se de um trançado de palha-da-costa previamente imantada com banho de ervas peculiares ao orixá do filho que irá utilizá-lo. Normalmente, é colocado amarrando-se nos braços. Destina-se à proteção contra a aproximação de espíritos perturbadores, os eguns, que estão por toda parte. Pode ser usado toda vez que tiver que enfrentar locais propícios a estes espíritos, enfim, lugares tidos como “carregados”.

A confecção se dá com o corpo limpo das impurezas da carne e com rezas de santo feitas durante todo o tempo em que se está confeccionando o mesmo. Também existe a reza para se colocar o contra-egum e para retirá-lo da pessoa. Segundo os mais antigos, ele pertence a Obaluayê e serve para afastar espíritos desencarnados da pessoa que está passando pela obrigação. É de grande significado, pois com suas rezas e posteriormente com sua imantação através de determinados banhos, ele não permite de forma alguma que espíritos de mortos se aproximem de quem está usando.