Quem teve a oportunidade de participar do início da nova era das redes sociais, com certeza começou mIRC, ICQ, MSN e tantos outros que na época era uma febre.

Há 17 anos atrás, em 2004 nascia o revolucionário Orkut, uma plataforma onde você poderia encontrar amigos, ídolos de todo o mundo, familiares perdidos e o melhor de tudo, as comunidades direcionadas, os forúns de música, cursos, comédia, etc. Chegou a ter 30 milhões de usuários ativos no Brasil, uma parcela considerável em uma época que a internet não era tão acessível como hoje. Só que toda boa rede social, um dia chega ao fim. Não é novidade alguma de quando alguma coisa está dando certo, o objetivo é melhorar ou tentar deixar melhor do que já estava. Só que nem toda “melhora” vem pro bem. O Orkut começou a perder usuários para por conta dos excessos, uma coisa que começou tão bacana, morreu por conta dos excessos. Infelizmente!

Recentemente o Orkut anunciou sua volta em seu endereço oficial www.orkut.com com a seguinte mensagem: 

Sou o Orkut. 17 anos atrás eu criei uma pequena rede social enquanto eu trabalhava no Google como engenheiro de software. Em apenas alguns anos, essa rede social se tornou o orkut.com com mais de 300 milhões de usuários.

Acredito que o orkut.com encontrou sua comunidade porque reuniu tantas vozes diversas de todo o mundo em um só lugar. Trabalhamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde o ódio e a desinformação não fossem tolerados. Nos dedicamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde você pudesse conhecer pessoas reais que compartilhavam seus mesmos interesses, não apenas pessoas que curtiram e comentaram em suas fotos.

O mundo precisa de gentileza agora mais do que nunca. Há tanto ódio online nos dias de hoje, e nossas opções para encontrar e construir conexões reais são poucas e bem escassas. Sempre acreditei que uma amizade é mais do que um pedido de amizade, e dediquei minha vida para ajudar milhões de vocês a construir conexões autênticas com seus vizinhos, familiares, funcionários e os belos estranhos que entram em suas vidas.

Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. Elas devem proteger nossos dados, não vendê-los. Elas devem nos dar esperança, não medo e ansiedade. A melhor rede social é aquela que enriquece sua vida, mas não a manipula. Eu quero que você seja capaz de ser o seu verdadeiro eu, online e offline. Eu quero que você seja capaz de fazer conexões duradouras. Eu quero ajudá-lo a fazer isso com todo o meu coração.

Eu sou uma pessoa otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!

E abaixo deixou um campo para cadastro. Esse campo não é a tôa, o Orkut quer sentir se vale a pena retornar ou não. 

Mas o que pode acontecer com a volta do Orkut? 

Visto que hoje a rede social vem se tornando uma grande ferramenta de marketing, de liberdade de expressão e de formadores de opiniões, a volta do Orkut pode ser fenomenal, visto que o Facebook se tornou chato por também querer inovar demais e principalmente por ter mudado todo seu algoritmo, forçando os usuários a pagar para ser vistos, sem contar que uma série de atualizações deixou a rede social chata. 

Assim como o Orkut perdeu espaço para o Facebook em 2008, como o Facebook pode perder espaço para o Orkut agora em 2022? Fantástico isso né? Em pleno ano de 2022 e quem imaginou que o Facebook poderia perder espaço para o Orkut? Será? Instagram que se cuide! 

Entre os anos de 2004 e 2008, para acessar o Orkut, o usuário precisa ter um computador para participar da comunidade. Hoje está tudo na palma da mão, onde o mundo inteiro tem acesso fácil. A volta do Orkut pode significar muitas coisas, inclusive a queda de grandes redes sociais, se na época era bom do jeito que era, imagina hoje se realmente ele voltar? 

A forma como as comunidades do Orkut eram organizadas na época, eram bem melhor para fazer as buscas. Tinha os depoimentos, mais conhecidos como Scraps, todo mundo queria ter um depoimento bem escrito para mostrar aos seguidores.

Agora imagina hoje, em pleno 2022, quase 2023, o Orkut retomando com uma tecnologia tão avançada, com pessoas mais informadas, mais esclarecidas, com tanto influencer, com cursos e mais cursos, com mentorias, com um mundo inteiro para explorar? Sim, na época tinha as comunidades secretas que só entrava por convite. Não precisava pagar para entrar, mas precisava ser convidado. 

Agora imagine um Orkut de bolso na palma da sua mão?