Os 05 passos do Branding que você precisa saber

Mas afinal, você sabe o que é Branding?

Muitos confundem branding com identidade visual ou criação de marca. Não que não seja, mas são uma das fases da gestão de marca.

• Diagnóstico
• Estratégia
• Identidade
• Implementação
• Gestão da marca

Branding também pode referir-se ao próprio trabalho ou ao conjunto de práticas e técnicas de construção e consolidação de uma marca no mercado. A construção de uma marca forte para um produto, uma linha de produtos ou de serviços é consequência de um relacionamento satisfatório com o mercado-alvo. Quando esta identificação positiva se torna forte o bastante, a marca passa a valer mais do que o próprio produto oferecido.

O branding consiste não apenas em ações de marketing com o propósito de aumentar a exposição da marca no mercado, mas também em ações internas na empresa, para transmitir a imagem pretendida. Além disso, o branding tem também a finalidade de incrementar o brand equity, ou seja aumentar o valor monetário da marca, considerada como um ativo da empresa – e assim aumentar o valor da própria empresa. Esse trabalho é feito por especialistas em publicidade, comunicação social (jornalismo), design de comunicação ou por agências especializados em relações públicas, marketing, administração, semiótica, design gráfico, design de moda, arquitetura etc., que visam desenvolver positivamente a reputação de marcas, produtos e organizações e alinhá-las aos objetivos organizacionais e ao público almejado. 

Diagnóstico da marca

A primeira etapa é onde nós buscamos entender a marca do cliente, é onde buscamos investigar o estado atual da marca e onde o cliente deseja colocar ela. Essa é uma das etapas mais importantes na construção de uma marca, porque é através disso tudo que vamos traçar os próximos passos.

• Análise de categoria
• Visão dos líderes ou sócios
• Metas da empresa
• Estudo de sub-marcas
• Percepção do público
• Compreensão de produtos
• Percepção de colaboradores, parceiros e funcionários
• Modelo de negócio

Estratégia da marca

A partir de todo diagnóstico feito na etapa anterior para o futuro da empresa, a estratégiaé quem vai definir os novos caminhos para um posicionamento forte, adequado e promissor para a marca atingir seu objetivo final. Listo aqui algumas estratégias que podem ajudar neste processo. 

• Personalidade da marca
• Definição de arquétipos
• Comparação com concorrentes
• Atributos da marca
• Encontrar brechas de mercado
• Criar resumo da marca
• Definição da promessa da marca

Identidade da marca

Essa é uma das etapas mais prazerosas, é a parte em que definimos toda identidade visual da marca. Buscando tornar cada marca objetiva com uma idéia subjetiva para um universo tangível e desejável. As expressões que uma marca precisa para revelar um direcionamento correto na estratégia é bem comum, porém, muitos erram por confundir projeto de branding com identidade visual.

• Iconografia
• Paleta cromática
• Estilo 
• Tipografia
• Nome
• Animação gráfica
• Logo

Implementação da marca

Trazer a marca para nossa realidade não é uma tarefa fácil, principalmente neste mundo digital cheio de novos algoritmos e criar materiais tangíveis, reais, digitais ou físico, exige boa vontade para quem quer de fato colocar uma marca no mercado, em alguns casos exige também um investimento alto em R$ real. As praticas da implementação de marca variam muito de acordo a cada cliente. Cito alguns exemplos, do mais barato ao mais caro:

• Embalagem
• Cartão de visita
• Publicidade
• Brindes
• Assinatura digital
• Sinalização
• Site e rede social

Gestão da marca

A gestão de marca é a atividade de criar, gerir e manter valor intangível para a empresa. Marcas bem geridas criam diferenciação clara entre elas e seus concorrentes, gerando atributos associados que as diferenciam e aumentam a percepção de valor. Ao construírem confiança e credibilidade, ganham a preferência do público, o que garante mais vendas, reputação e resultado.

Construir uma marca forte significa muito mais do que construir uma promessa de marca que é entregue pela experiência do produto. A estratégia da Marca deve ir além da publicidade e da comunicação, moldando e diferenciando todos os pontos de contato da jornada do consumidor. Do digital ao mundo real, da venda à experiência e principalmente na hora de ajudar o consumidor com um problema real. As melhores marcas, as de maior sucesso são completamente coerentes na gestão de todos seus ativos, de forma consistente, diferenciada, relevante e proprietária.

• Manual de marca
• Monitorar métricas e progresso 
• Criar diretório on-line de arquivos utéis
• Lançar a marca para stakeholders e mercado
• Apresentar marca aos colaboradores
• Registro de marcas e patentes

Resumindo: Muita gente acaba confundindo o Branding com criação de identidade visual, porém, o branding vai muito além disso e tem um custo muito maior.