Representação visual, verbal e emocional da marca

Para iniciar o nosso bate-papo de hoje, vou começar falando sobre a representação visual.

Ela é a imagem que a marca transmite por meio de sua identidade visual, ou seja, a marca ou logotipo, as cores, as fontes, os elementos gráficos e visuais. Vou apresentar alguns exemplos abaixo. Todas já são marcas bem posicionadas no mercado mas que possuem mensagens diferentes!

É por meio da representação visual que a marca é facilmente reconhecida e identificada pelos consumidores. Uma boa identidade visual deve ser criativa, original e coerente com os valores e objetivos da marca.

Agora o que falar da representação verbal e porque é tão importante a marca ser também verbalmente resolvida?

A representação verbal se refere à linguagem que a marca utiliza para se comunicar com seu público, como o tom de voz, as palavras, as frases e as mensagens. É por meio da representação verbal que a marca pode transmitir sua personalidade, valores e propósito. É importante que a representação verbal seja coerente com a representação visual e que seja adaptada ao público-alvo.

Quando eu falo sobre representação verbal da marca, a primeira marca que me vem na cabeça é Bombril.  Quem lembra da icônica propaganda da Bombril na década de 70, 80? 

Não menos importante ou a mais importante de todas é a representação emocional. Visto que hoje estamos vivendo um momento totalmente emocional. 

Abaixo uma das maiores e mais bem compartilhadas da Nike e que traz uma mensagem emocional muito forte “Believe in something. Even if it sacrificing everythnig”. Quer dizer “Acredite em algo. Mesmo que signifique sacrificar tudo”. 

A frase por cima da imagem de um homem determinado e com olhar focado. 

A representação emocional é a percepção emocional que os consumidores têm da marca. É a impressão que a marca deixa nas pessoas, seja por meio de sua identidade visual, verbal ou pela experiência do consumidor. 

Acima uma imagem icônica e muito rara de uma das maiores e melhores tenistas de todos os tempos, a Serena Willians quando ainda criança e a frase da Nike “It’s only a crazy dream until you do it” diz “É apenas u, sonho louco até que você faça” a Nike costuma dizer o seguinte “Se você tem um corpo, você também pode ser atleta”. 

Uma marca pode transmitir emoções como confiança, segurança, inovação, qualidade, entre outras. É importante que a representação emocional esteja alinhada com as outras representações e com a identidade da marca.

Quando se fala em representatividade emocional da marca, logo me vem em mente duas grandes marcas: Mc Donalds e Coca-Cola. Duas marcas no setor de alimentos “que causam risco a saúde” porém, em sua identidade visual, em seus comerciais, tanto a Mc Donalds, quanto a Coca-Cola conseguem burlar a mente do consumidor, fazendo com que ele continue consumindo desenfreadamente. Mesmo hoje tendo reduzido bastante o consumo principalmente pelos mais jovens, o verdadeiro público de ambos, ainda continuam sendo os adultos, por ter sido parte de sua época, faz parte da nossa história de vida. 

Outra mensagem subliminar da Mc Donalds que aponta para uma campanha de trânsito “Buckle Up” “Prepare-se” não somente para dirigir e colocar o cinto, mas para passar na loja Mc para comprar batata. 

Uma mensagem subliminar “Share the Love” “Compartilhe o Amor” em uma campanha sobre o dia nacional da batata francesa. 

O video acima se trata de uma campanha para comemorar os 50 anos da empresa no país, que começou com a abertura de seu primeiro restaurante local em Yagoona, em 1971.

A Austrália tem suas próprias tradições únicas do Macca – como mergulhar batatas fritas em sundaes, saborear um hambúrguer do McDonald’s no dia do casamento e pular coelhos no Drive-Thru em seus P Plates. Bem, você pode encontrar tudo isso em foco para a campanha de aniversário de 50 anos da empresa via DDB Sydney.

Compartilhe a Coca-Cola com alguém…

“Taste the Feeling” Saboreie a sensação, essa é uma frase muito utilizada pela Coca-Cola. Não para vender o refrigente, mas para vender o momento. 

O que a Coca-Cola tem haver com o natal? 

A representação visual, verbal e emocional devem trabalhar em conjunto para criar uma identidade forte e coerente para a marca. Quando bem planejadas e executadas, essas representações podem ajudar a construir a percepção positiva da marca e a fidelizar os consumidores. Por isso, é fundamental que a empresa invista na construção da sua identidade visual, verbal e emocional, para transmitir uma mensagem clara e consistente ao público.