Bom, para começar vamos contar como e quem nos inspirou para chegarmos no resultado final. Com base em pesquisas feitas com profissionais da área, percebi que atualmente em Salvador não existe um Pub tradicional. Observei que todas as casas que assinam como Pub, são na verdade danceterias, bares que recebem variados estilos musicais, etc. Nós entendemos que um Pub de verdade não se classifica dessa forma. Na palavra Pub embora haja diferentes conotações, existem pequenas diferenças entre bares, botecos, ou tavernas. O pub que oferece acomodações pode ser chamado de “inn” ou mais recentemente chamado de “hotel” no Reino Unido, por exemplo. Hoje em dia muitos pubs no Reino Unido, Canadá e Austrália, que ainda mantêm a palavra “inn” ou “hotel” no nome, não mais oferecem acomodações e em muitos casos nunca o fizeram. Pub, deriva-se do nome formal ingles “public house”. Trata-se de um estabelecimento licenciado para servir bebidas alcoólicas, originalmente em países e regiões de influência britânica. Há aproximadamente 57.500 pubs no Reino Unido. Principalmente em vilarejos, pub pode ser o ponto de foco da comunidade. Os Pubs são culturalmente e socialmente diferentes de lugares como cafés, bares, choperias e cervejarias, são lugares sociais baseados na venda e consumo de bebidas alcoólicas, e a maioria dos pubs oferecem uma grande variedade de cervejas, vinhos, destilados e refrigerantes. Nos pubs, a cerveja é a bebida principal, e por essa razão é comum nos depararmos com pubs onde vinhos e refrigerantes são mais caros que a cerveja. As cervejas servidas nos pubs podem ser Ale, Lager e Lambic, mas no Maria Maria Pub será servida a cerveja Heineken. Os pubs geralmente possuem sua clientela, chamada de “regulares”. São pessoas que bebem no mesmo pub regularmente. Estes identificam seu pub favorito como “local”. Na maioria das vezes o “local” é escolhido pela proximidade de casa, mas também há outras razões como proximidade do trabalho, pessoas que frequentam, disponibilidade de algum tipo específico de cerveja, ou mesmos por tabuleiro de dardos ou mesa de sinuca. Baseado nestas referências acima, foi que começamos a pensar na marca do novo Pub tradicional de Salvador. A criação da marca foi a base de tudo, afinal é o certo. Acredito sinceramente que toda empresa deveria começar dessa mesma forma. Pela marca. Inicialmente, tive uma inspiração e uma vontade de realizar um desejo acadêmico. Lembro como se fosse hoje, de um dia, no período da faculdade, que pensei: Ainda irei criar uma marca no estilo Arts&Crafts, vintage, nouveau. Essa foi uma disciplina que aprendi com a respeitosa professora na época, Fátima Fontenelle. Estudei bastante essa matéria, principalmente sobre esse estilo que teve muita influência do grande mestre William Morris. Morris foi um marca na história da arte. Acredito que se não tivesse tido tanta importância, não teríamos conhecido esse estilo clássico de representar o luxo, o conhecimento, o bom gosto e o jeito de ser até mesmo para a moda. Pensamos e repensamos como seria a marca do novo Pub Conceito de Salvador. Analisamos estas referências e tentamos adaptar e mesclar a identidade de um Pub tradicional com a cultura do povo baiano. Como resultado buscamos para esta marca um pouco do conceito Vintage, do Clássico, do Moderno e da Sofisticação. Baseado neste conceito também, que daremos a identidade visual do Pub. é uma homenagem a duas pessoas cujo os nomes são Maria e a outra Maria também e foi por esta razão que adicionamos um pouco de amor na marca, o logo desenhado num estilo Nouveau com formato de MM. Essa foi a homenagem para as irmãs Maria e Maria. Assim como nas referências de Pub que pesquisamos, também pensamos numa forma e letra que fosse legível para o público local e possíveis turistas, utilizamos a Andrade-Bold. Uma letra serifada que dá esse aspecto do intelectual. Confiram a Marca Maria Maria Pub e o Manual de uso da marca]]>