Re-design da marca Diego Freitas

Enquanto trabalhava no projeto de re-design de marca, foi muito importante para mostrar a conexão entre o piloto e sua atividade comercial. Especialmente com a marca da sua carreira – Velocidade. É por isso que nós começamos a partir da análise do seu esporte com os elementos-chave da sua atividade profissional e comercial. Os karts foram originalmente criados nos Estados Unidos nos anos 50 após a Segunda Guerra Mundial por pilotos de aviões interessados em inventar um desporto para os tempos de folga. O norte-americano Art Ingels é internacionalmente conhecido como o pai do kart. Ele construiu o primeiro kartódromo no sul da Califórnia em 1956. O desporto rapidamente se espalhou para outros países e atualmente é muito praticado na Europa. No Brasil, o kart começou a tomar forma na década de 60. Atualmente, a corrida de maior destaque do kart nacional é a “500 Milhas de Kart Granja Vianna”, em qual diversos pilotos do mundo inteiro disputam volta a volta todas as 12 horas de prova. Em Portugal, o kart apareceu também na década de 60. Atualmente, há kartódromos espalhados por todo o país, mas há, em maior número, na região centro do país. Os principais nomes da história dessa modalidade no Brasil são: Wilson Fittipaldi Jr, Emerson Fittipaldi, Ayrton Senna e Rubens Barrichello. Depois da fase de análise nós encontramos três elementos principais que precisavam ser combinados no re-design da marca, que foram a velocidade, o esporte e a simplicidade. Isto tornou-se a base para o logotipo e a identidade da marca. O objetivo de marcas que carregam raízes conceituais é descobrir na mente a mentalidade do público. Este foi um trabalho muito interessante e emocionante que envolveu uma síntese de elementos que acabou se tornando vital para o equilíbrio entre a imagem na mente do consumidor e da necessidade de criar produtos de qualidade e exclusivo. Acredito que, no caso do “Diego Freitas Kart” conseguimos alcançar este. Cada sessão de brainstorming é uma batalha entre dois conceitos: “como” e “apropriado”. Discutimos bastante sobre estes conceitos, mas neste caso específico, a comercialização de “apropriado” e do designer “como” ter chegado a um acordo inicial que nos deu um resultado surpreendente no re-design da marca do piloto de Stock Car, Diego Freitas. Confira o painel que fizemos para entrada do Kart no Shopping Bela Vista de Salvador]]>