O que é e para que serve o re-design de marca?

Bom, essa foi uma pergunta recente que um cliente me fez durante um atendimento e acredito que essa também pode ser a dúvida de milhares pequenos e médios empreendedores. Vamos lá!

Toda marca quando nasce, existe um propósito e uma possível identidade. Ninguém investe em uma marca para não vender absolutamente nada. Acontece que toda marca ela segue – vou chamar de padrões temporários para se comunicar com o público alvo, assim como existem as tendências de cores, tendências de roupas, até mantra existe. Também existem as tendências das marcas! Afinal, o mundo anda em constante mudança, estamos evoluindo diariamente e todo negócio, serviço ou produto, precisa acompanhar todas as mudanças, de comportamento, de consumo, de referência e experiências.

Uma boa marca pode durar uma vida inteira, pode ficar por anos no mercado com a mesma estética, principalmente as marcas mais antigas. Isso porque os pequenos, médios e grandes empreendedores de hoje viveram todas as marcas do passado, de outras décadas, de um registro de infância/juventude.

Eu sempre gosto de dar exemplo aqui da Coca-Cola. Apesar de não consumir muito refrigerante, sou um grande fã da marca pelo que ela se tornou. Assim como também sou fã do Itaú, da Vivo e agora do Nu Bank, tudo por conta de suas marcas e pelo trabalho que desenvolvem para fortalecimento.  Assumo que a marca do Itaú tem um gostinho a mais, porque foi desenvolvida pelo meu mentor, Alexandre Wollner. 

Vou falar um pouquinho sobre a evolução da marca da Coca-Cola. O primeiro logotipo da COCA-COLA, que data de 1886, era escrito em letras retas. Ele apareceu pela primeira vez em um anúncio no jornal Atlanta Journal Constitution. Foi somente em meados de 1887 que o famoso logotipo da marca, criado por Frank Mason Robinson, contador e sócio da empresa, surgiu oficialmente. Porém, o logotipo só se tornaria oficial em 31 de janeiro de 1893, quando recebeu a marca registrada do Escritório de Patentes dos Estados Unidos. A palavra “trademark” foi acrescentada na cauda do “C” de Coca. Em 1905 o logotipo adotou uma nova fonte de letra, muito semelhante à atual. A partir de 1950 o logotipo foi utilizado dentro de uma forma vermelha, que ganhou o apelido de “Fishtail” (mais conhecido como sinal “rabo de peixe”). Em 1969 o tradicional logotipo, conhecido como Arden Square, apresentou o nome da marca dentro de um quadrado vermelho e sublinhado com uma “onda” branca. Esse icônico logotipo foi criado por Lippincott Mercer, responsável pela identidade visual da COCA-COLA, que desejava dar mais consistência à marca. Em 1987, o badalado escritório de design Landor, querendo dar mais consistência a identidade da marca, apresentou uma nova versão do logotipo com a onda e a palavra COKE escrita abaixo. A partir de 1993 foi adotado o logotipo redondo com uma garrafa do produto e a tradicional assinatura (criado e utilizado pela primeira vez em 1947). Com a chegada do novo milênio ocorreu uma nova alteração com a palavra CLASSIC sendo acrescentada ao logotipo e a volta do fundo vermelho e da tradicional onda, além de detalhes amarelos e pequenas bolhas. O atual logotipo foi adotado no ano de 2007, e se assemelha muito com o criado por Frank Robinson há mais de 120 anos atrás.

Além de seu tradicional logotipo, a COCA-COLA utiliza símbolo de reconhecimento da marca. Essas formas visuais vão desde o nome da marca dentro do popular círculo vermelho, até os contornos e silhuetas da icônica garrafa Contour e da tradicional lata vermelha.

O logotipo com a palavra COKE também evoluiu ao longo dos anos, mas sempre manteve a tradicional cor vermelha. O logotipo atual foi apresentado em 2017.

Já a identidade visual da empresa (corporativa) segue as mesmas linhas da marca COCA-COLA e também evoluiu ao longo dos anos. O logotipo atual foi adotado em 2020, todo na cor preta.

Agora que você já sabe um pouco do significado e da importância do re-design da marca. Imagine se a Coca-Cola utlizasse hoje, em pleno ano de 2022, a mesma marca que começou em 1966? Será que ela estaria neste mesmo patamar de hoje? Eu até arrisco em acreditar que poderia estar melhor do que antes, porém, ela precisou evoluir para acompanhar a nova faixa-etária.

Vejamos o caso das marcas abaixo de alguns clientes que tive a honra em fazer o re-design da marca. 

A marca antiga do Pilates Raquel Oliveira, durou exatamente 13 anos. Sim, para época, ela pode ter funcionado, pode ter ajudado. Porém, para os dias de hoje, ela seria vista como uma marca atrasada, que parou no tempo e não acompanhou a evolução do mercado, das tendências e da nova faixa-etária. Ah, mas os jovens de hoje não fazem pilates… o pilates é para todas as idades e quando eu digo faixa-etária, não é me referindo a idade e sim ao momento atual. Por conta das mídias sociais e devido a tecnologia, as marcas de hoje precisam seguir um padrão mais leve e limpo. Fiz o re-design da marca do Pilates Raquel Oliveira em 2018 e ainda hoje pode se considerar uma marca atual para um padrão visual moderno.

Nova marca da Hydra Service. Fiz o re-design dela no de 2019. Ainda hoje é usada pela empresa e pode-se considerar também uma marca atual para os padrões visuais de hoje!

Nova marca da Candeias Assessoria de Vendas. A marca antiga na época que fiz o re-design tinha exatos 48 anos. Hoje com 53 anos de mercado, ainda utliza a nova marca. 

A primeira marca da Evolution Board foi construída no ano de 2010. Na época não atendeu as necessidades visuais do público consumidor, porém, tudo ainda era um experimento. Fiz o re-design da marca no ano de 2011 e ela só foi lançada em 2013. 

E ai? Ainda tem dúvidas que sua marca precisa de um re-design?