Uma marca sem história é uma marca sem propósito

Hoje fui pego por um post de uma revista digital sobre empreendedores em uma rede social que me fez pensar e escrever sobre esse tema aqui no blog.

Toda marca, seja ela de uma pequena ou grande empresa, negócio ou serviço, não pode começar sem antes contar uma história, sem mostrar para o seu público-alvo o seu propósito de vida, seus objetivos e de que forma ela pode atuar sozinha, quando não tiver ninguém para fazer por ela. Boas marcas falam por si só.

Sim, um dos principais papéis da marca, além de dizer o seu real significado é se tornar o seu melhor funcionário, seu braço direito e esquerdo. Não adianta ter uma marca bonitinha e não saber botar ela para ter vida própria.

Quem lembra da iconica propaganda dos Ursos Polares da Coca-Cola? Houve uma época em que os consumidores viam a marca como inocente, o que ajudava a explicar muitas coisas, tais como, o comercial com os “ursinhos” em campanhas de natal, tinha agradado quando tantos outros fracassaram, durante uma exploração explosiva de alternativas criativas. Também ajudou a esclarecer porque os sucessos anteriores incluíram expressões otimistas de solidariedade e amor, como “Mean Joe Green” e “Quero ensinar o mundo a cantar”. Cada comercial, à sua maneira e em seu tempo, havia expressado o desejo do Inocente – Fazer do mundo um lugar melhor e mais feliz.

Agora imagine se o Hambúrguer da Chapada não tivesse marca? Ele seria mais um burguer gourmet misturado com tantos outros.

A marca @hamburguerdachapada nasceu de uma ideia inspirada em um dos principais cartões postais da Chapada Diamantina, o Morro do Pai Inácio. Foi um verdadeiro desafio em 02 (dois) meses de trabalho, desde a criação do naming, iconografia, identidade visual e cardápio.

O grande detalhe vem do nome Hamburguer da Chapada. Eles nasceram em uma pequena casa de uma pequena cidade da Diamantina e na pandemia resolveram estender o cardápio para os soteropolitanos, trazendo sabores e sensações da região com boas histórias.

Confiram a história da marca aqui https://petersonsitonio.com.br/criacao-de-marca-para-hamburguer-da-chapada/

O fato de remeter o nome do negócio com suas origens e criar um cardápio substituindo o nome dos sanduíches pelos nomes dos principais picos da Chapada, faz com que o consumidor faça uma viagem mental até o local, aqueles que já conhecem, é só fechar os olhos, morder o sanduba e se tele-transportar e para aqueles que ainda não conhecem, o paladar faz uma menção as iguarias que o chefe Bruno produzia enquanto morava na Chapada. 

De tanto escrever, chega me deu fome. Vou aproveitar que é feriado e vou pedir um Hamburguer da Chapada com uma Coca-Cola bem gelaaaaadaaaaaaa!