Criação de marca para Hamburguer da Chapada

Se você pensou “Como assim criar uma marca para um hamburguer da chapada?” Na verdade, a marca representa a origem de onde foi produzido o primeiro hamburguer artesanal pelo chefe Bruno, daí após uma série de conversas, resolvemos batizar as iguarias feitas por ele, de Hamburguer da Chapada. Simplesmente pelo fato de estar atuando em Salvador mas com receitas que ele desenvolveu enquanto residia na Chapada Diamantina.

Criamos a marca e toda identidade visual do Hamburguer da Chapada em 2021, porém, com todo processo de abertura da empresa e montagem do negócio, as atividades começaram agora no ano de 2022 e já está fazendo maior sucesso. Sigam no instagram @hamburguerdachapada (vale lembrar que assim que criamos o nome, achamos no instagram e já deixamos a conta congelada) pensando já no tempo que poderia levar até abertura e funcionamento do negócio. Planejamento é tudo e necessita de um bom profissional para traçar tudo isso!

A marca @hamburguerdachapada nasceu de uma ideia inspirada em um dos principais cartões postais da Chapada Diamantina, o Morro do Pai Inácio. Foi um verdadeiro desafio em 02 (dois) meses de trabalho, desde a criação do naming, iconografia, identidade visual e cardápio.

O grande detalhe vem do nome Hamburguer da Chapada. Eles nasceram em uma pequena casa de uma pequena cidade da Diamantina e na pandemia resolveram estender o cardápio para os soteropolitanos, trazendo sabores e sensações da região com boas histórias.

Já é comum dizer por aqui e você que é leitor aqui do blog já sabe quando eu falo “tiro na mosca” quer dizer que acertamos de primeira no nome. 

O fato curioso dessa marca ou mais especificamente deste cliente é que em nossas primeiras reuniões, o cliente trouxe a marca “pré-pronta” ele estava convicto de que queria colocar o nome da marca da hamburgueria de Salt Burguer. Depois de uma série de pesquisas de mercado, de um estudo do nome trazido e a forma como iria impactar diretamente o produto com o público alvo, conseguimos convencer o cliente em mudar o nome. Pelo fato do nome Salt Burguer ser um nome fraco, frio e com uma tradução que traria uma propaganda negativa para empresa, sem contar que estaria indo totalmente contra a essência da Chapada, onde de verdade nasceu o hambúrguer produzido artesanalmente por eles. Agora faça um teste ai, sentado na cadeira mesmo, fala em voz alta “Salt Burguer“.

Salt me lembra na hora aqueles biscoitos salgados, tipo Cream Cracker ou até do próprio biscoito Salt Plus. Agora imagina comer um burguer = hamburguer salt = salgado? com gosto de Cream Cracker? Não mesmo! 

Foram vários dias tentando convencer o cliente a desistir dessa ideia. Eu acho que ele tinha em mente criar algo americanizado mesmo, sem sentido, sem cor, sem cheiro e sem sabor. Até que chegamos no resultado que deu certo, Hamburguer da Chapada. Agora fala em voz alta aí “Hamburguer da Chapada” e me diz o que achou da mudança.

Tempo é dinheiro e não é porque o cliente tem dinheiro que vamos perder tempo criando algo que acreditamos que não vai dar certo. Para criar uma marca forte, é necessário analisar todos os meios em que a marca navega, desde sua escrita, pronúncia, redução, sonoridade, aplicação, iconografia e originalidade. Uma boa marca é preciso ter alma!

Confiram aqui um post que fala sobre “O sentimento da marca”