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Ter uma boa marca é fundamental para qualquer negócio, produto ou serviço. A marca ela já fala por si só. Porém, para garantir que aquela marca entre na cabeça do consumidor é necessário uma excelente identidade visual e uma boa estratégia de negócios. Eu separei algumas imagens para exemplificar na prática, a força que tem uma boa identidade visual e vou explicar de que forma podemos criar uma boa estratégia de negócios para sua marca.
Agora percebam marcas que possuem uma identidade muito forte e que podem ser lembradas por suas cores.
Com certeza você deve estar se perguntando por aí: Qual segredo dessas marcas para ter uma identidade tão forte a ponto de ser lembradas apenas por suas cores e como posso fazer isso na marca de minha empresa também???
Primeiro de tudo e imprescindível para qualquer marca é um bom planejamento estratégico, sem ele é impossível caminhar sozinho. Nenhuma marca das quais mencionei acima, andaram sozinhas ou sem qualquer tipo de planejamento.
Anote ai essas 06 dicas importantes para fortalecimento da sua marca:
É super importante que você defina uma boa estratégia de negócios para definir de que forma você pode inserir sua marca para seu público alvo, alinhar decisões e traçar metas para seu negócio, produto ou serviço. Geralmente essa é uma etapa muito demorada, porque é necessário uma forte e grande pesquisa de mercado x consumidor.
Onde você quer que sua marca seja vista? Sim, após traçar todo planejamento estratégico, ter feito todo levantamento sobre mercado x consumidor, você já sabe onde quer que sua marca seja vista, o perfil do público alvo e como ele consome sua marca. Agora é hora de definir posicionamento, valores e atributos da marca. Geralmente é uma etapa demorada também, essa parte é onde tentamos tocar na alma da marca na cabeça do consumidor.
Eu costumo sempre falar com todos os meus clientes, e o Hambúrguer da Chapada foi um deles e que já contei a história da marca aqui em outro post. Você já parou para falar em voz alta, gritar o nome da sua marca? Faça um teste ai, grave no seu celular e escute umas 10x, tire suas conclusões e se quiser me contar como foi sua experiência, mande no e-mail petersonsitonio@gmail.com vou gostar de saber do resultado. Mas vamos lá!
Como você quer que seu público alvo pronuncie sua marca? Ela é dita ao pé da letra? A sonoridade dela é igual a escrita?
Essa é uma etapa tão importante quanto todas as outras, se não uma das mais importantes. Ter uma boa identidade visual vai fazer com que seu público alvo coloque com mais facilidade a mensagem que seu produto, negócio ou serviço está vendendo. Faça esse outro teste aí: Sua marca atual, pega ela e apenas ela, copia e cola no seu whatsapp. Veja se a marca por si só fala com você e transmite a mensagem que você quer passar para o cliente, seja frio nesta análise.
Agora se você tiver uma identidade visual, copia e cola a marca com identidade visual no seu whatsapp e novamente veja se a mensagem está correta.
Porque eu tô falando para fazer esse teste no whatsapp? Porque hoje é nossa principal ferramenta de comunicação e é por lá que diariamente o mundo se comunica e é por lá que sua marca pode rodar junto com tantas outras.
É importante colocar aqui para vocês, que todos esses processos não são feitos pausadamente. Todos esse processo de fortalecimento de marca acontece de forma mútua, enquanto as etapas seguintes estão acontecendo, todas as outras também estão. Definir uma ação estratégica de negócio para gerar relação entre marca x público é fundamental para quem almeja o sucesso.
O que você faz para o consumidor desejar sua marca? Comprar ele pode até comprar, pode comprar uma vez e não comprar nunca mais. O que fazer para ele continuar comprando? Essa é uma etapa muito detalhista e que não depende somente de uma boa marca e de uma boa identidade visual, depende de toda equipe, depende do seu produto final, depende da entrega do seu produto, depende de inúmeros fatores para dar certo.
Não vou dizer que essa é a última etapa, mas é a sexta dica que darei aqui nesse post sobre como você pode fortalecer a marca do seu negócio, produto ou serviço.
Se você seguiu todas as etapas acima. Agora você pode se perguntar aí, faz o teste do whatsapp mesmo, grava ai sua voz e pergunta: Qual a relação que o meu cliente tem com a minha marca?
Será que seus clientes recomendariam sua marca para amigos, parentes, vizinhos e pessoas próximas?
Agora eu acho que você já consegue compreender a importância de uma boa marca, de uma boa identidade visual, de uma boa estratégica de negócios e de uma boa gestão de marca né?
Nada é de um dia para o outro. Uma grande empresa começa com uma marca forte e esse fortalecimento de marca requer tempo, paciência, persistência e foco.
Ah, antes que me pergunte quanto custa para fazer um trabalho desse, se pergunte ai, faça o teste do whatsapp: Quanto custa minha marca hoje? Por quanto eu vendo meu produto, negócio ou serviço? Onde eu quero chegar? A resposta final é o valor de um grande trabalho a ser feito!