Uma grande empresa começa com uma marca forte!

Você sabe qual a importância de uma boa marca para sua empresa?

Na maioria dos casos, empresas ou empreendedores acabam pulando uma grande etapa no processo de abertura de uma empresa, o planejamento. Sim, essa é uma fase delicada e precisa entender um pouquinho sobre todos os processos, desde o planejamento até a execução. Antes deu começar a falar sobre o valor da marca, vou falar um pouco sobre os processos, digo isso porque a marca está dentro desse processo.

Para vocês que estão abrindo um novo negócio hoje ou pretende abrir em breve, não sejam imediatistas. Existe um velho ditado que todos nós conhecemos que diz o seguinte “a pressa é inimiga da perfeição” e no mundo business esse ditado funciona perfeitamente. Não adianta você ter mundos de dinheiro para investir, se não houver um planejamento decente, equilibrado, com margens de erro e de acerto, com pelo menos uma base do que você precisa para abrir seu negócio. Reza a lenda de que pessoas comuns que abrem empresa de qualquer jeito, sem planejamento, não duram mais de 02 anos com o negócio aberto.

Eu aconselho sempre para todos os clientes, que antes de gastar R$ 1,00 precisam pesquisar muito, vou listar aqui alguns pontos:

Analisar o lugar onde vai abrir a empresa – Será que a rua, bairro ou praça, permite acesso para seu público passar/frequentar?
Analisar o público passante ou das redondezas – Será que público local consome o que você vende ou que vai passar a vender?
Concorrência: Já pesquisou se onde você vai abrir ou instalar sua empresa, possui concorrentes antigos ou próximos? As vezes disputar mercado com concorrentes próximos, pode resultar em duas coisas: Conquistar o público local ou ser apenas mais um. Tudo depende do seu planejamento, da sua equipe e principalmente da sua gestão.
Pesquisar na junta comercial e no INPI se o nome que você pretende usar, está disponível. Caso contrário, em alguns casos pode até responder processo por usar um nome sem autorização, fazendo todo seu valioso dinheiro, ir por água abaixo.
Criar uma boa marca e ter uma identidade visual adequada para seu tipo de negócio, esqueça funcionário, é sua marca quem vai conversar com seu cliente 24h por dia!

Caso não tenha experiência em nada disso, se você quer ser um empreendedor de verdade e um futuro empresário de sucesso, recomendo que procure cursos sobre empreendedorismo ou então um profissional qualificado para fazer esse trabalho por você, não é um serviço barato, mas se você está sem tempo, é a única forma.

Bom, vamos lá falar de marca né?

Eu gosto sempre de contar histórias pessoais, até para não comprometer meus clientes. Para quem me acompanha aqui e nas redes sociais, já sabe que desenvolvi a Evolution Board em meados de 2010. Bom, um dos meus objetivos, além de ter mais um negócio, era ter a Evolution como laboratório para aplicar todo meu conhecimento e servir como referência para pequenas e grandes empresas. Vou demonstrar abaixo a evolução da marca, depois farei um comentário explicando como conseguimos conquistar o mundo inteiro com apenas uma marca. Vou começar com a primeira versão da prancha até a última.

Era uma prancha sem vida, sem cor, sem qualquer pingo de tesão. Eu hoje não compraria uma prancha dessa “nem de graça”. Tudo isso porque comecei sem planejar, sem pesquisar material, sem pesquisar concorrência, sem pesquisar onde literalmente “estava pisando”. Porém, fomos pioneiros aqui na Bahia com esse equipamento. Lembro que na época tinha feito algumas unidades apenas para apresentar aos amigos, testar, ver o feedback da galera, mas eu não estava contente com todo projeto. O produto não me passava confiança, não me remetia desejo, daí eu parei por 01 ano, não queria saber mais do projeto, engavetei e deixei lá, foi um bela tentativa.

No início de 2012, com a cabeça cheia de perspectivas do revéillon, depois de ter feito tanta promessa na noite da virada, foi quando nas primeiras semanas de janeiro, resolvi abrir a gaveta e tentar mais uma vez, comecei a pesquisar material e aprimorar primeiro a qualidade da prancha, do produto em si. Nesse período eu estava convicto de dessa vez iria dar certo, tava fazendo tudo como manda o roteiro, porém, tinha esquecido da marca rssss lembra que falei lá em cima sobre planejamento e pressa para iniciar o negócio? No meu caso era um reinício e essa foi a primeira marca mal feita da Evolution Board, tinha feito ela nas pressas, como diz no bom português “nas coxas” sem pesquisar, sem estudar o equipamento e sem saber tudo que podíamos proporcionar. Bom, mais uma vez não gostei do resultado e engavetei o projeto, a marca não me passava confiança, não passava desejo, achava essa marca fria, tremida, sem força. Engavetei e passei 2012 todo sem querer saber de nada.

Eis que em 2013, surge a nova marca da Evolution Board, a evolução que estava precisando para decolar e tomar conta do mundo inteiro. Depois de tantas tentativas, finalmente consegui chegar num resultado bacana e que de fato começou a passar tudo que a Evolution Board representa: qualidade, confiança, credibilidade, seriedade, profissional e o principal, equilíbrio.

 

Agora antes de concluir, vou mostrar o produto sem marca e com marca, daí vou concluir esse post. Só para ter uma noção disso tudo que contei acima.

Mesmo depois de ter aprimorado a prancha, se ainda estivesse com a marca antiga ou sem marca, o produto teria continuado na gaveta e talvez nunca tivesse tido qualquer oportunidade de mostrar para o mundo o valor de tanto trabalho, que as vezes muita gente enxerga como qualquer coisa. Foram quase 03 anos de muita insistência para poder encontrar o resultado ideal e foi depois disso que o mercado começou a consumir, primeiro começou em Salvador, depois se estendeu para praticamente todos os estados do Brasil e consequentemente para 07 países, sim, para brasileiros que moram fora.

Já contei muito essa história pessoalmente para clientes e amigos, mas resolvi contar aqui no blog para que sirva de orientação e inspiração para futuros empreendedores. Ah, porque eu botei o título “Uma grande empresa começa com uma marca forte!” porque todo esse tempo que eu levei para encontrar o resultado ideal, posso fazer para você ou sua empresa (já estava quase escrevendo aqui “em 06 meses”) mas a gente que trabalha com criação e fortalecimento de marca sabe que não funciona assim, precisa saber se o cliente possui caixa e tempo para isso.

Só para finalizar: Uma boa marca substitui milhares de funcionários, ela vai trabalhar para você a vida inteira e praticamente “de graça” porque não precisa de manutenção, não precisa trocar óleo, nem pintar a unha, mas é necessário estar sempre atento ao mercado, porque hoje está mudando num piscar de olhos e toda marca precisa acompanhar as tendências para não ficar para trás. Não vou mentir para vocês que já estou começando a pensar na atualização que farei na marca da Evolution Board.

Ah, outro detalhe do porque eu gosto de contar essa história é porque todo esse investimento de 2010 até hoje 2021, foi um investimento altíssimo, tanto pessoal, quanto profissional. Empreender é persistir, resistir!